sábado, 7 de maio de 2011

A Internet

A internet é um meio para vencer a distância. A internet está sempre ligada à aprendizagem online, dado trazer diversos benefícios é uma aposta para educadores e orientadores. A internet permite unir e trocar informações entre os utilizadores.
A utilidade da internet pode ser afectada por anomalias na navegação, segurança, interactividade, estrutura, estabilidade e a gestão de tempo por parte dos utilizadores.
A Internet é um poderoso meio de comunicação tendo atingido um milhão de websites em 2004.
Heinich, Molenda, Russel e Smaldino (1996), referem que a internet promove o desenvolvimento rápido de ligações que tem tendência para aumentar, experiências multisensoriais, enquanto as mesmas acomodem e satisfaçam as necessidades individuais.
A net pode ser um instrumento de aprendizagem com grande relevância, dado a mesma poder ser alterada pelos professores, podendo ser ajustada as necessidades dos estudantes promovendo a colaboração e a interacção.
Em simultâneo, existe uma debilidade. A falta de estrutura da Web pode provocar em alguns utilizadores a sensação de “perdidos no ciberespaço” ou efectuarem um uso precário do seu tempo enquanto navegam por acederem a pormenores interessantes mas insignificantes. A utilização da Web 1 pode afectar a interactividade, reduzindo a mesma apresentando apenas informação. O manuseamento correcto da Internet exige literacia com o computador.
A internet é uma ferramenta aliciadora ao nível do ensino, podendo a participação do aluno ser mediada por computador, estimulando a aprendizagem colaborativa desde que devidamente orientada e acompanhada.
Os problemas que ocorrem com a Web 1, poderão ser uma solução com a Web 2 e a procedente Web 3. A Web 2 representa-se por Tagging, redes sociais, e por wikis, blogs, podcasts criados pelos utilizadores e sendo designada como a Web da escrita.
A Web 1.0 foi projectada para ser bilateral, mas como prosperou no termo dos anos 90, os instrumentos de edição falharam para darem seguimento aos browsers no uso mais vasto, presentemente com a promoção dos blogs e wikis, estando a ser rectificado este balanço.
O desenvolvimento e a adopção da Web 3, tendo sido apelidada de Web semântica, esta indicada para três áreas de crescimento: 1) a expansão do acesso à Internet por via de aparelhos móveis a milhões de novos utilizadores; 2) Aumento da importância desta tecnologia devido à vertente social; 3) O catalogar a informação para que seja compreendida pelas máquinas bem como pelos indivíduos.
A Web semântica agrupa o acesso à banda móvel de enorme alcance e para serviços de Web plenos, permitindo através de tecnologias os computadores prepararem e desenharem as conclusões a partir dos dados online. Os conteúdos online na Web 3.0 são codificados para que os computadores sejam capazes de identificar e extractar a informação.
Nesta versão da Web, as máquinas estarão aptas a ler páginas Web tanto quanto os humanos e os profissionais de software poderão "vaguear pela Net e encontrar o que procuram" ("troll the net and find what they're looking for" numa Internet que se assemelhará a uma grande base de dados - "one big database" (Metz, 2007, p.76).
O anteriormente referenciado, não pode suceder na Internet existente, provocando uma fragilidade na Web, sendo o grande desafio precisar com exactidão formas estandardizadas de metadata para a imensidão de itens que já se encontram na Internet.

Na minha opinião a internet pode ser considerada a maior evolução tecnológica dos últimos 100 anos, pela informação que disponibiliza, por permitir aceder a qualquer canto do mundo, pela sua contribuição para a educação como se pode verificar pela nossa UAB, a nível da economia, na parte social, etc…

Por ser uma janela aberta para o mundo….

Bibliografia:
Patrick J. Fahy - As caracteristicas dos meios de aprendizagem interactiva online
Tradução de Maria Francisco, Paulo Sopa, Catarina Oliveira, Liliana Vidal, Maria Clara Pereira

0 comentários:

Enviar um comentário