domingo, 8 de maio de 2011

Ferramentas de Utilização


A utilização da Videoconferência

Roberts (1998), destaca as características pedagógicas da videoconferência:

  • Criam a impressão de proximidade física e relação directa entre os alunos separados espacialmente
  • Promovem possibilidades para uma aprendizagem de excelência (tão benéficas ou de qualidade superior que as prestadas por outros processos e tecnologias)
  • Proporcionam ocasiões de aprendizagem interactiva e em directo para qualquer parte, abrangendo todos os alunos
  • Diminuem e suprimem a distância

Os benefícios da videoconferência para o ensino e aprendizagem podem ser cultivados com os métodos adequados.

Utilizando a teleconferência

  • Pode fomentar a motivação pela presença social e o envolvimento entre os utilizadores
  • Possibilita a troca de recursos visuais bem como demonstrações
  • A aprendizagem colaborativa mais aliciante e utilizável
  • Pode auxiliar o entendimento de noções complexas, abstractas ou demoradas

O plano ou o agendamento é fundamental na aprendizagem assente na videoconferência. Roberts (1998, p. 96) identifica os pontos críticos do trabalho apoiado no vídeo, transcrevendo:

1. A preparação adequada aos formadores

2. A autoconsciência do utilizador

3. A integração de outros média nas apresentações baseadas no vídeo

4. Duração das sessões e tamanho dos grupos optimizados

5. Variedade de sessões

6. Concepção e suporte técnicos

7. Qualidade profissional dos elementos visuais

Bates (1995) refere que o custo e a acessibilidade continuam a ser um entrave com todos os modelos de vídeo online. Simpson, Pugh, & Parchman, (1993), mencionam que os preços são variados para a utilização do vídeo. Em 2005 foi implementado o sistema Halo de videoconferência, muito bem cotado foi apreçado em 550.000 dólares para a sua colocação e em 18 000 dólares para a sua manutenção mensalmente. Os seus clientes como a Dreamworks, a HP, a Pepsi e outras multinacionais podiam custear o encargo mas os utilizadores de educação não. Os preços reduzem claramente com a utilização do vídeo unidireccional e o áudio bidireccional bem como o seu alcance necessário. O vídeo unidireccional como o áudio unidireccional são as opções com os custos mais baixos pelo grande número de utilizadores e difusão, tendo impactos pedagógicos relevantes.

Penso que ambas as ferramentas fomentam o trabalho colaborativo, a interacção, a motivação, sendo uma forma de diminuir a distância e proporcionar a sensação do cara-a-cara que tanto nos dá prazer por nos permitir analisar o outro.

Bibliografia:
Patrick J. Fahy - As características dos meios de aprendizagem interactiva online
Tradução de Maria Francisco, Paulo Sopa, Catarina Oliveira, Liliana Vidal, Maria Clara Pereira


0 comentários:

Enviar um comentário